Variantes

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Partindo para Maputo Moçambique

Estou agora no aeroporto internacional de Guarulhos indo para Maputo no Moçambique. Minha idéia é fazer um diário de bordo, compartilhando com amigos e amantes a aventura dessa viajem.
Apesar de pouco conhecimento histórico sobre o lugar, a África sempre me encantou. Na verdade faço parte da geração que não teve aula sobre a África, seja no ensino médio, seja na graduação a África sempre apareceu como apêndice da História Européia, então do ponto de vista curricular só vi/vemos a África na formação do hominídeo, na expansão marítima do século XVI e no Neocolonialismo do XIX. Nunca a África por ela mesma, com seus costumes, ritos e tradições, ou seja, a África despida do Ocidentalismo cristão que a escravizou e a subjulgou como parte menor planeta. Ainda bem que temos uma nova lei 10.6391 que obriga o ensino da história africana, mas a pergunta é: será que a lei está sendo cumprida, ou é mais uma "lei para inglês ver"?
Respondo com toda a propriedade de um professor de história: não! Por dois motivos, o primeiro pela falta de vontade políco-pedagógico das escolas e o segundo pelo desconhecimento dos professores que na maioria das vezes (e eu me incluo na lista) tem uma visão eurocêntrica do mundo. Ainda existe um terceiro aspecto: o preconceito. Sim, este velado. Imagine uma escola tradicional com algum nome de santo explicando na sala de aula a função social do Orixá, suas representações e antropomorfismo. É o diabo dirá o diretor/padre/pastor da referida escola.
Uma vez eu vi uma colega de literatura ser censurada numa escola pois na feira ela vestiu os alunos como cruzados e a escola que era (ou se dizia) protestante não permitiu que os alunos ficassem daquele modo. "É uma crítica!", argumentou a professora que mesmo assim teve que se virar para preparar outra apresentação. Imagina se eu levo uma "gira" de macumba para lá como laboratório histórico-antropológico, seria demitido.
O objetivo aqui não é ficar criticando apenas, na verdade nem ia escrever sobre isso, só ia falar que to sentado no chão gelado do aeroporto recarregando os apetrechos eletrônicos e que zarpo daqui a uma hora mais ou menos e chego em Johanesburgo às 07 da matina e pego outro voo, agora sim para Maputo, certo de que meu conhecimento de África está muito aquem do que eu gostaria.

IPC 1: Nesse exato momento acabo de saber que o embarque vai atrazar 40 minutos. Aff é São Paulo é Brasil.
IPC 2: Não vou corrigir o português por que eu estou com preguiça. Eventuais erros de grafia e escrita por favor desconsiderar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails