Variantes

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Jesus Cristo é o Senhor


Outro dia acordei e fui fazer o ritual nosso de cada dia: escovar dente, tomar banho, tomar café, arrumar bolsa e se arrumar. Foi entre esses afazeres mecânicos que comecei a pensar sobre os tratamentos interpessoais. Cada posto e cada cargo uma maneira diferente de tratamento. Na escala hierárquica dos pronomes de tratamento fica clara a distinção de classe de cada indivíduo. Vossa santidade o Papa. Vossa excelência o Juiz. E você José, não tem pronome de tratamento, você não é Clero e nem Nobre, vá parando de vadiagem, circula, circula, trabalha desgraçado.
E assim segue nossas vidinhas aristotélica de classificações. Desde criança aprendemos a tratar os mais velhos de senhor. Até nossos pais chamamos de senhor e senhora como se significasse respeito ou coisa assim. Pra mim chamar alguém assim significa submissão. Toda a história demonstrou que se existe senhor, existe vassalo e isso significa que uns são mais do que os outros. Ninguém é dono de ninguém, assim como as idéias são livres, o empregador não é senhor do empregado, o avô não é senhor do neto e Deus não é senhor do homem.
Aliás essa questão do Deus cristão é muito polêmica. Como disse o velho barbudo a religião é o ópio do homem. Esta escrito na bíblia que Moisés andando no deserto ouviu: Eu sou o senhor teu Deus! Olhem que forma de dominação do homem pelo homem, além de ser o senhor ele é Deus, isso quer dizer que ele além de ser senhor das plebes é também senhor dos senhores por que ele é Deus.
Uma vez eu estava andando na rua com um amigo e passamos enfrente a uma igreja bonita com aquelas pedras de mármore grande, foi ai que vimos uma placa enorme que dizia: Jesus Cristo é o Senhor! Esse meu amigo, muito sacana, apontou pra mim e gritou em frente a igreja, Jesus Cristo é o Senhor!, no inicio não entendi nada, mas logo depois caiu a ficha, pois a placa dava dupla interpretação, ela ao mesmo tempo dizia que Jesus era o senhor e dizia também que a pessoa que está lendo era Jesus. Pois Jesus Cristo é o Senhor e não eu.

2 comentários:

  1. 1-> eu inventei um pronome de tratamento para traficantes de drogas que vivem em favelas: Vossa Sinistreza. Ex: Vossa Sinistreza, poderia me vender 3 de 5?

    2-> esse cara sou eu? porra, eu sempre faço essa piada do jesus cristo é o senhor... e também, curiosamente, descobri que essa frase é uma espécie de tradução da palavra-saudação sânscrita namastê (o deus que habita em mim saúda o deus que habita em você, ou seja, jesus cristo é o senhor!)

    3-> já faz um tempo que a coca-cola comprou jesus!
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Guaran%C3%A1_Jesus

    'té+
    heraldo hb

    ResponderExcluir
  2. Claro que é tu tatu!!!!
    Vossa Sinistreza só poderia ser um pronome "hbeano" assim como o adjetivo "magrinha hb" !!!
    Agora tô louco para ler novamente aquele conto que o cara pede para colocar a mão no seio da Vera Ficher... quando vc vai publicar essa bagaça?
    Bj

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails